5 LIVROS PARA QUEM AMA INSTRUMENTOS MUSICAIS


Dica FSA Cajons para você que é amante da música e dos instrumentos musicais. Selecionamos cinco opções de livros que podem ser perfeitos para você se aventurar mais nesse universo. Confira:

· História da música brasileira em 100 fotografias

Autora: Ana Cecilia Impellizieri Martins

Já difícil contar uma história por meio de palavras, mas, quando o assunto é fotografia, a narrativa se torna ainda mais desafiadora. Por isso, a ideia central do livro “História da Música Brasileira em 100 Fotografias” foi um grande desafio: selecionar 100 fotografias capazes de representar uma trajetória tão rica como a da música brasileira. Mas a autora, Ana Cecília Impellizieri Martins, mostrou que isso é possível ao reunir uma centena de registros que falam mais que palavras. Folhear a obra é embarcar em uma viagem que mostra um País de diferentes faces: um Brasil multicultural. Vale se deliciar com esses registros!


· O caminho do artista

Autora: Julia Cameron

Esse título é considerado a Bíblia da criatividade: um best-seller com mais de 4 milhões de exemplares vendidos no mundo e traduzido para mais de 40 idiomas. “O caminho do artista” é um convite a um processo de 12 semanas, com exercícios diários e semanais, que prometem colocar o leitor em contato com o seu “eu” mais íntimo, a fim de estimular e desbloquear a sua criatividade. O livro, portanto, nada mais é que uma jornada de autoconhecimento e descoberta indicada para todos, artistas ou não.


· Manual ilustrado dos instrumentos musicais

Autor: Lucien Jenkins

A obra tem o objetivo de apresentar o leitor ao mundo dos instrumentos musicais, esclarecendo sobre sua origem, particularidades, estilos musicais, influências e como são usados. O título aborda mais de 200 instrumentos divididos em grupos (sopro de madeira, percussão, sopro de metal, cordas, elétricos, eletrônicos, teclados e digitais). Cheio de cores, o livro é indicado tanto para músicos e artistas, quanto para o conhecimento de pessoas que não são profissionais da área, mas são interessadas no assunto.


· Da Voz Aos Instrumentos Musicais - Estudo Semiótico

Autor: José Roberto Do Carmo Júnior

Como ponto central de sua narrativa, o livro tem a passagem do domínio verbal ao musical. Tendo como referência a teoria de Louis Hjelmslev, um linguista dinamarquês, que via a linguagem verbal como uma prática influenciada por recursos musicais, o autor caminha de forma inusitada em direção à música, esclarecendo conceitos e teorias complexos e importantes para o universo musical.


· Harmonia e improvisação

Autor: Almir Chediak

Esse título é o primeiro volume da série de Almir Chediak, que, a partir da análise de 70 músicas do repertório popular, explica elementos básicos da música, noções de estrutura de acordes, modulações, harmonia modal e fundamentos da harmonia funcional. O autor é muito claro ao estudar os intervalos de cifras, assim como a aplicação desses intervalos para a formação de acordes. O livro é uma enciclopédia que abrange os elementos básicos da música e sua composição. Vale conferir!


E você? Tem um livro da área musical ou que trate dessa arte que poderia nos indicar? Esperamos sua indicação.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga