top of page

Dave Grohl: autobiografia é mergulho na vida da estrela do rock

O ritmo que invade o seu corpo é desconhecido ou já estava em você? A paixão que faz seus braços tocarem é nova, ou está em seu sangue?

Para o baterista Dave Grohl, a música vem do DNA. Estando em nosso sangue e ossos, atravessando gerações de ritmos e paixões. Em seu livro, O Contador de Histórias, o fundador do Foo Fighters nos apresenta a fragmentos de sua vida e suas facetas.

Dave nos anos 90 com sua bateria quando fez parte da banda Nirvana

Ao lermos a obra, somos envolvidos por histórias que flutuam no tempo-espaço, nos levando desde sua infância, sendo uma criança espoleta que vivia se machucando, até os dias atuais, quando seu jeito desengonçado o persegue nos palcos.


Dave inicia o livro contando sobre como a sua paixão por bateria começou. Em bares de jazz, com discos de punk rock e uma bateria feita de almofadas, o jovem David sonhava em ser uma estrela do rock. Sonho que de fato virou realidade pouco tempo depois.

Suas várias facetas nos conquistam, enquanto lemos sobre as aventuras da paternidade ao criar três meninas. As mais velhas, Violet e Harper, apresentaram ritmo e afinação desde o início da vida. Para quem é pai, não é difícil entender o motivo de Dave iniciar o livro contando sobre como sua filha, Harper, com 8 anos na época, o pediu para aprender a tocar bateria.

Assistir a suas aspirações, sonhos e trejeitos sendo replicados por sua filha do meio, fez com que Dave percebesse a sua história ser repetida. E nos faz iniciar uma jornada literária da música como o caos organizado.

Dave, assim como muitos músicos, iniciou na bateria sem instrução profissional. Aprendia o que ouvia e replicava em uma bateria de almofadas em seu quarto. Aos 15 anos pagou sua primeira e, como ele cita, única aula, com o baterista Lenny Robinson, do qual ainda possui grande admiração.

O livro com mais de 400 páginas conta as desventuras e descobertas de Dave durante seus 50 anos de vida e os mais de 30 anos como músico profissional. Já que iniciou sua trajetória antes de fazer parte da banda Nirvana, aos 21 anos.

Ele fala sobre sua primeira turnê, o sofrimento com a morte de Kurt Cobain, o dia em que conheceu Paul McCartney, os desafios de conciliar família e carreira, e diversos relatos pessoais com muitas fotos dignas do Arquivo Confidencial.

Dave completou 54 anos no dia 14 de janeiro de 2023.


É uma leitura autobiográfica imperdível para músicos que anseiam por entender e adentrar dentro do universo punk rock que acolheu Dave durante a adolescência. Somos apresentados a diversos nomes que fizeram história na música internacional e na vida de David Eric Grohl.


Recomendamos o livro a todos que possuem interesse por história da música! E, caso você queira trilhar o caminho de uma estrela do rock, pode começar com um tajon FSA ao invés de uma bateria de almofadas.


Saiba mais sobre nossos tajons aqui.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
bottom of page