top of page

FICA A DICA - Aquecimento antes de tocar


Salve Cajoneros!

Hoje vamos falar sobre aquecimento. Aquecer antes de tocar é importante em qualquer clima, mas me veio em mente esse assunto devido as alterações climáticas dos últimos dias e precisamos ter um cuidado a mais.

Já recebi todo tipo de pergunta em relação as dores nas mãos quando se toca Cajon, até se existia luva para tocar e não doer, rsrs. Não, não existe luvas, e a dor faz parte do esforço que fazemos percutindo o Cajon, ainda mais sendo uma superfície de madeira que apesar de ter por volta de 3 a 5 milímetros de espessura, é uma superfície rígida. A posição em que se toca o Cajon também influencia, pois estamos com as mãos para baixo e toda circulação sanguínea tende a se concentrar mais, diferente de instrumentos onde a posição das mãos é horizontal.

O movimento que proponho a seguir eu faço todos os dias, mesmo que vá tocar pouco o Cajon ou dar aulas pois fortalecem a musculatura dos antebraços, pulsos e dos próprios dedos. Acompanhem a foto a seguir:

- Mantenham o pulso encostado no Cajon, na região superior e movimentem a ponta dos dedos para cima, e percutindo, também sem desencostar o pulso do Cajon. De preferência, faça isso seguindo um ritmo, ou contando em voz alta. Você pode trabalhar quantas notas por tempo quiser, mas o ideal é a quantidade de repetições a realizar.

- Os dedos devem estar relaxados, tanto enquanto erguemos a mão quanto na hora do impacto no Cajon.

- Trabalhe o movimento de maneira alternada, assim como está na foto: enquanto uma mão percute o Cajon, a outra ao mesmo tempo ergue a ponta dos dedos, como se estivesse "caminhando", um passo de cada vez.

- Para fortalecer ainda mais, execute movimentos repetidos por mão: 2 notas na mão direita, 2 na mão esquerda; 3 e 3; 4 e 4, etc.

- Estudem com metrônomo! :D

Para receber mais dicas, cadastrem-se no Curso Gratuito.

Bons Estudos! Felipe Almeida - Tambor Virtual www.tamborvirtual.com.br


Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
bottom of page