Fala, bebê?! A música no desenvolvimento da audição e linguagem

Os benefícios da música para o organismo humano são vários. Diversos estudos apontaram que músicos mostram um processamento aprimorado em habilidades relacionadas à audição, fala, comunicação. Agora, pesquisadoras reforçam que a música pode beneficiar o desenvolvimento neural de bebês, em especial para efeitos que aprimoram a fala.


Duas pesquisadoras do Instituto de Aprendizagem e Ciências do Cérebro da Universidade de Washington/Seattle, realizaram um estudo para entender esse aspecto. Os resultados mostraram que a intervenção musical melhora o processamento neural da estrutura temporal dos bebês na música e na fala.


Para realizar o estudo, as pesquisadoras utilizaram um desenho randomizado para testar os efeitos de uma intervenção musical controlada por laboratório no processamento neural de música e fala de bebês pequenos. Bebês de nove meses de idade foram aleatoriamente designados para atividades de música (intervenção) ou brincadeira (controle) por 12 sessões.


A intervenção visava a aprendizagem da estrutura temporal usando a métrica tripla na música (por exemplo, valsa), que é difícil para bebês, e incorporou características-chave de aulas de música infantil típicas para maximizar o aprendizado (por exemplo, experiências multimodais, sociais e repetitivas).


O processamento neural da estrutura temporal dos bebês foi testado tanto na música, quanto na fala, o que mostrou uma melhora na detecção e previsão de padrões auditivos dos bebês. Como resultado, a intervenção melhorou o processamento da estrutura temporal não apenas na música, mas também na fala, aos 9 meses de idade.



MÚSICA NO DIA A DIA DOS BEBÊS E CRIANÇAS



Introduzir a música na vida de bebês, de fato, só traz benefícios. Uma ótima alternativa para passar um tempo de qualidade com os pequenos e ainda aprimorar o processamento do tom musical e de linguagem é apresentar alternativas musicais diversas, desde cedo.


A FSA tem um catálogo repleto de instrumentos versáteis e muito acessíveis a todo perfil de público. Além das várias opções de Cajons, que são ótimas opções para os apaixonados por percussão, a FSA comercializa charmosos Ukuleles, que vão conquistar o coração dos amantes das cordas. Ambas as alternativas são possibilidades para mandar a produção musical próximas do universo de desenvolvimento infantil.


Conheça o catálogo completo de instrumentos FSA! São várias linhas e modelos, para todos os gostos e estilos.


Fonte: https://www.pnas.org/doi/full/10.1073/pnas.1603984113




Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga