A música no tratamento de Alzheimer; Cajon é ótima alternativa

Além de melhorar a função cognitiva e o resgate de memórias, o uso de melodias pode funcionar como um estímulo comportamental e social. Esse benefício tem sido considerado um grande aliado para o tratamento de pacientes de Alzheimer; isso é o que indicam pesquisas da área de saúde voltadas à busca de alternativas para complementar os cuidados com pessoas que desenvolvem tal demência neurodegenerativa.


Estudo realizado por neurocientistas do Instituto Max Planck de Neurociência e Cognição Humana em Leipzig, na Alemanha, aponta que a música pode despertar memórias mesmo em pacientes com estágios mais avançados da doença. A explicação para esse efeito é que o cérebro humano guarda a música em um espaço distinto das demais memórias, o lobo temporal. Mesmo que essa área também tenha sido afetada pela Doença de Alzheimer, o cérebro entende a música como um processo distinto de lembrar-se de algo. Ao reconhecer uma música, o paciente pode resgatar lembranças relacionadas a ela.


Outro ponto considerado é o de que pessoas com Alzheimer podem se sentir angustiadas por não lembrarem de acontecimentos. É como se elas estivessem em um mundo onde nada do que veem ou ouvem é familiar. Logo, reconhecer uma melodia pode trazer uma sensação de familiaridade, proporcionando alívio e bem-estar.

Cajons são alternativas acessíveis e versáteis

Introduzir a música na vida de pacientes com Alzheimer, realmente, só traz benefícios. Cantar para o paciente ou mesmo dar play em músicas que podem ser reconhecidas por ele, são formas de levar melodias para a rotina da pessoa, mas, além da escuta passiva, promover algumas atividades musicais pode oferecer resultados positivos ainda maiores.


Estimular o paciente a bater os pés, cantar, assoviar e bater palmas são ações simples que podem contribuir em muito. Contudo, instrumentos de percussão também podem ser introduzidos para potencializar a atividade, eles podem promover uma interação ainda mais efetiva do paciente.


O cajon é uma das alternativas que pode auxiliar a musicalidade dessas pessoas. Reconhecido como um instrumento versátil e muito acessível a todo perfil de público, o cajon possui uma sonoridade que se adapta a vários estilos e ritmos.


No catálogo da FSA Cajons é possível encontrar "modelos de entrada", que são indicados para iniciantes, mas também opções que podem promover conforto e praticidade àqueles que querem desenvolver a habilidade musical.


Conheça o catálogo completo de cajons FSA! São várias linhas e modelos, para todos os gostos e estilos.



Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga